quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Retrospectiva 2012

Com o curioso e satisfatório número maior que 31.000 acessos desde o lançamento em março de 2011 o Zarayland seguiu, publiquei bem menos edições em 2012 e mesmo assim recebi a visita de 11.000 pessoas no Zarayland este ano o que só me faz, agradecer. 

Acho que as melhores edições do blog foram publicadas esse ano. Um lugar onde posso resgatar minha memória, aprender muito, divulgar obras, bares, amigos, acontecimentos que vivi e que vivo e ainda assim ter um número de visitas tão expressivo me convencem que estou trilhando um caminho bacanudo. 

Quero ainda fazer bem mais, mas sem afobamento. Tentei escrever menos. Ser mais sucinto. Escrever em menos linhas minhas histórias, mas é tão difícil! Com tanta coisa a contar, com tantos detalhes que só enriquecem cada crônica que não sei o que fazer. Respondam-me, para que o Zarayland 2013 seja melhor: Preferem textos mais curtos ou largo a mão na caneta? Existe preguiça em ler minhas viagens ou deixo que elas fluam? Fica a decisão para vocês... 

Vamos aos cinco POSTS mais visitados do ano de 2012:

Em 5º - Quinto Lugar:

Ladrões de Alma – Odervan Santiago 
Livro que li em janeiro. Odervan Santiago é um querido amigo do Rio, fotógrafo que há anos escreve pequenos ensaios, crônicas, contos e teve fundamental importância no EnContos versão PE. Escreveu um romance primoroso. Cheio de mistérios, tensões, filosofia, humor e surpresas. Ficou com o quinto lugar de acessos do Zarayland 2012. 

Em 4º - Quarto Lugar:

Marcos Serra 
A Coluna Meu Povo é uma das minhas preferidas. Neste ano de 2012, a maior em tamanho e em visitas, foi sobre este poeta da representação (como homem não há nada de representação) o ator Marcos Serra. Amigo, talentoso artista e humano defensor de causas nobres. Orgulho-me em ser seu amigo e fã. Sua “majestosidade”, fez do post no Zarayland de fevereiro ficar com o quarto lugar. 

Em 3º - Terceiro Lugar:

Fotos Tipo as fotos do Filme sobre Manoel de Barros 
Quando escrevi o texto sobre o filme “Só 10% é Verdade” sobre o poeta pantanense Manoel de Barros, precisei publicar umas fotos que fiz, com visões que tive em dois momentos inusitados, imagens em lugares que não deveriam tê-las. Surpresa foi a visitação deste post que levou o terceiro lugar do ano de 2012 

Em 2º - Segundo Lugar:

Terça do Vinil 
O DJ 440, aqui de Recife, foi um dos caras mais privilegiados do Zarayland. Primeiro, havia escrito sobre o projeto “Vinil e Outras Cozinhas” (que dividia com o cheff Rubem Grumpet no Bar Borburinho) depois, foi meu primeiro entrevistado da coluna “10 Perguntas para”. Mas nada chegou perto do post que fiz sobre seu projeto xodó: A “Terça do Vinil” em março. Um banho! 

Em 1º - Primeiro Lugar:

O El Chicano 
DJ 440 teria tudo para ficar em primeiro lugar. As visitas à matéria foram quase o dobro do primeiro lugar do ano passado (a resenha do disco “Levando a Vida Assim” de Penna Firme, que neste ano ainda continuou sendo bem visitada) mas não superou a crônica que escrevi sobre o Bar “El Chicano” de meu amigo Chico. Em parte pelo belo trabalho que Chico desempenha magistralmente em seu bar. Sua gerência amiga, seus pratos, sua gentileza, cervejas geladas, drinks surpreendentes e tudo que um grande bar pode nos oferecer. E em parte pela ajuda na divulgação do Zarayland, que promoveu em suas listas de amigos nas redes sociais. Tudo isso, fizeram do post um recorde difícil de ser alcançado, levando-o ao primeiro lugar de todos os tempos. Parabéns ao Chico e ao seu pessoal do El Chicano! Arriba Arriba! 


Hoje todos podem ouvir a Rádio Rua direto por aqui no Zarayland. E espero ter muito mais novidades esse ano. Minha memória ainda não foi consumida e guarda ainda aventuras e histórias do arco da velha para vocês. Agradecendo, comovido, os mais de 30.000 acessos, despeço-me: 

 Um beijo, um queijo e um beliscão de caranguejo!! 

 Cézar Ray