sábado, 3 de março de 2012

Fotos tipo as fotos do filme sobre Manoel de Barros

Em determinada parte do filme “Só Dez por Cento é Mentira” Manoel de Barros decreta que o poeta tem o dom de transformar as coisas. Ele acha isso uma disfunção cerebral, que o poeta não é um ser normal pois tem um olhar enviesado. Vidente. Vê coisas que não existem. Aí o diretor pega imagens de manchas em paredes e faz desenhos com as manchas. Como uma casa, um elefante, uma lata, um cachorro. Sempre vejo isso, geralmente vejo rostos em lugares inusitados. Seguem dois exemplos que fotografei.

Quando acordei vi esta imagem que era um rosto feito da coberta que havia jogado no chão durante a noite, pelo calor e era uma cara com boca aberta. Fotografei a cara e o bolo de coberta de frente (primeira foto).


O André Ribeiro (meu vizinho) chegou na minha casa, tirou a camisa e jogou no sofá. Como ela caiu eu vi o rosto e disse: "André, você está vendo a cara de um velho?" e ele: "Caraca! Estou!". Fotografei!

2 comentários:

Aílton José disse...

Muito legal! Realmente a coisa que acabam nos dando ilusão de outra.Como vai você. Maluco beleza!

. disse...

Manoel de Barros é personagem central deste filme que realizei em 2006 numa parceria com Lucia Castello Branco e agora disponibilizamos na internet. Tem participações de Maria Bethânia, Mia Couto e Ondjaki, além do próprio Manoel e sua esposa, Stella. https://www.youtube.com/watch?v=xvz14rthe3M

No ano seguinte fomos pra Portugal e Bélgica e fizemos o Redemoinho-Poema, com Maria Gabriela Llansol e as figuras de sua escrita: chove torrencialmente no texto...
http://www.youtube.com/watch?v=eS65kEPaOqE

Te desejo uma boa viagem ao universo dessas figuras tão singulares em nossa língua. 1 abraço!