sábado, 3 de março de 2012

Meu Povo: Lírian Tabosa



Quando comecei a frequentar a Casa de Cultura de Nova Iguaçu (aquela que era ao lado da Praça do Skate) conheci alguns artistas importantes de minha cidade. Os artistas plásticos Raimundo Rodrigues; Julio Sekiguchi; Fátima do Rosário; Deneir, os atores Alexandre Mímico e Josy Lozada, os poetas Almeida dos Santos; Idicampos e a poeta Lírian Tabosa!

Fiquei muito impressionado pela poeta Lírian Tabosa, uma senhora com mais de 60 anos, com uma cabeça muito jovem, disposição de menina e talento e tesão de sobra. Até hoje ela é assim, incasável. Tabosa dava aulas de Yoga e de Esperanto (sim, ela fala esperanto) na Casa de Cultura e tinha acabado de lançar um livro em parceria com Moduan Matus. Fui apresentado a ela pelo Moduca e minha primeira impressão foi que ela não tinha ido com a minha cara.

Ledo engano!

Viramos muito amigos e ela até me chama de “Meu Filho”. Nós a chamamos de “Nosso Pedacinho de Jabá”. Nordestina do Ceará ainda tem aquele sotaque gostoso com sabor de jangada e brisa marinha. Seus poemas são hora de protesto, hora tristes que doem, hora engraçados, hora apaixonados que fazem todos se levantarem para aplaudi-los quando encerra suas apresentações sempre tão emocionadas!

Na época da ditadura militar se exilou em alguns países da América Latina e teve a oportunidade de conhecer dois ícones da resistência e do comunismo: Che Guevara e Pablo Neruda. Ela é comunista convicta e uma boêmia inveterada. Adora virar noites bebendo, fumando seu cigarro na piteira e jogando conversa fora. Isso me fez lembrar de uma história que aconteceu na Casa de Cultura.

Tabosa encerrara sua aula de Yoga e suas alunas a tinham como uma guru espiritual e tal. Ela encontrou com a gente (Eu, Eloy, Moduan, Blue) no bar da “Casa” bebendo umas e se juntou ao grupo. Nisso uma aluna entrou e deu de cara com a Poeta sorvendo tranquilamente sua cerva e exclamou: “Dona Lírian!!! A Senhora está bebendo!!???” e ficou ainda mais espantada quando viu um cigarro aceso em seus dedos: “FUMANDO??? Como assim???” e nossa guerreira não se fez de rogada e mandou: “Eu bebo, eu fumo e faço tudo que o corpo pede. É preciso alimentar a alma e a carne para conseguir o equilíbrio!”. Eita, sabedoria!

Criamos uma reunião chamada S.P.I (inspirada nas reuniões do filme Sociedade dos Poetas Mortos, no nosso caso dos Poetas Íntimos) e nos reuníamos em lugares diferentes a cada vez. Uma dessas foi na casa dela e lá existia um cantinho de meditação e oração, onde funcionava também sua biblioteca. Um lugar sagrado. O poeta Alcides Eloy precisando de espaço para preparar uma caipirinha entrou neste quarto e ficou lá no chão esmagando os limões. Tabosa entrou e perguntou pro rosado amigo: “O que você está fazendo aí dentro, meu filho???” e o Eloy: “Caipirinha!” Ela pensou, pensou e ponderou: “Ah então tudo bem, pode continuar!”. Essa é a Tabosa!

Sinto muita saudade dela. De seus conselhos e dicas. Quando vou ao Rio nem sempre consigo vê-la, mas sei que mesmo distantes, estamos para sempre intimamente ligados pelo amor e pela poesia! “Engula, minha filha, engula!!”
A Cansada Espera

Esperei por ti
uma tarde inteira,
dois dias, três,
um mês, um ano,
mais ainda
e tu não viestes.

Como eu, milhões de apaixonados
esperavam por um momento
de alegria e de prazer.

Em teus braços queria cair,
queria te sentir e te abraçar
e num abraço bem forte
nada mais queria
que profundamente gozar.

Não!
Não só eu estava a esperar,
mas, milhões de apaixonados
aguardavam tua chegada.
Porém um dia tu virás,
então veremos quanto valeu a pena
esperar por ti,

Oh LIBERDADE!

Lírian Tabosa

Bibliografia:
1 - Libertas Quae Sera Tamen
2 - Lírian Tabosa X Moduan Matus
3 - Pequena Mostra Poética
4 - O Quarto
5 - Umas e outras
6 – Lírios

6 comentários:

Lírian Tabosa disse...

Obrigada meu filho pelo comentário. Fiquei realmente emocionada a ponto das lágrimas rolarem nos sucos de minha face. Você escreveu tão bem aquelas cenas que ao recordá- las, as vi como se fossem uma tela de cinema.

silvana disse...

Também fiquei emocionada ao ler o texto, mas, no final dei umas risadas pela cumplicidade de saber o que se trata o "engula". kkkkk. bjs

Camila Senna disse...

Lírian é de fato um mulherão. A parte do:“engula, minha filha, engula!”... Ri demais, rs. Fiquei conhecendo essa história dia 13 de março através da mesma... rs
Ganhei pela segunda vez um livro da Lírian, me acho muito nas linhas dessa poeta singular.
Adorei o blog e a forma prazerosa com a qual você nos remete a lê-lo.
Um Salve!
Luz...

Hugo Mendes Guimarães disse...

gostoso demais te ler falando dela.
me arrepia.
que foda maneira
muito bom mesmo.
=)

Hugo Mendes Guimarães disse...

muito gostoso te ler falando dela.
que para gostosa
que sabor..
muito bom mesmo
de arrepiarrrr

Hugo Mendes Guimarães disse...

muito gostoso te ler falando dela.
que para gostosa
que sabor..
muito bom mesmo
de arrepiarrrr