terça-feira, 17 de maio de 2011

Meu Povo: Eud Pestana

Em 1987 comecei a trabalhar na Ebony (atual Embelleze) no Departamento de Artes como auxiliar de fotolito. Nem sabia o que era fotolito, mas era um trabalho dentro de um departamento do qual queria fazer parte. Lembro-me perfeitamente do meu primeiro dia. Um medo misturado com timidez com desconforto com todos os conflitos e inseguranças dos meus dezesseis anos.

Ali naquela sala me tornei adulto. E um adulto bacana - e agradeço muito aos meus colegas - mas diretamente a uma pessoa: Eud Pestana. Trago um pouco de cada um que trabalhou comigo naqueles primeiros anos. E minha história, quem sou, o que ainda vou fazer da minha vida, como vocês me conhecem devo a amizade com o Vavá (para os íntimos) e com aquele grupo fantástico formado por Miro, Thomaz, Luizmar (Cabeça) e Robertinho.

A doçura e sensibilidade de Eud Pestana me contaminaram. Sua forma de olhar o mundo, pelas lentes da poesia, me fez enxergar um mundo melhor. Eud é incapaz de ser rude com alguém. É compreensivo ao extremo e para tirá-lo do sério é muito difícil. Mas é tarefa que ninguém almeja. Queremos, quando o conhecemos, amá-lo.

Poeta de pena ágil e leve. Lírico, com rimas inusitadas, muitas vezes sacaninha, Eud Pestana é um poeta de elevadíssimo quilate, desses que dá vontade de ler sem parar. Ele me fez entender a possibilidade do poema. Quando eu achava a poesia uma coisa chata ele me mostrou que ela podia ser um brinquedo. O lúdico sonho possível.

Toda sexta, confeccionávamos bottons para homenagear um poeta. Cortávamos papel Paraná, colávamos uma imagem e Eud pintava um texto/homenagem como: Viva Quintana, Salve Bandeira e por aí ia. Depois começamos a ler poemas no fim do expediente inaugurando o que chamávamos de Sexta-poética!

Foi numa sexta-feira dessas que criamos o Desmaio Públiko, mas aí já é outra história. E com o Desmaio Públiko comecei a publicar meus primeiros poemas, sempre sob o crivo de meu mestre e guru Eud Pestana!

Namorei muito dentro de seu fusca “Geocondo” quando docemente ele dava uma de motorista para mim e minha namorada: “Para vocês ficarem mais a vontade”, ele ia na frente sozinho e eu e ela lá atrás...

O mundo precisa conhecer os poemas e o poeta Eud. Por isso exijo um livro já!
Queria ter 10% do talento de Eud Pestana e que o mundo tivesse apenas 1% de sua doçura. Pois com isso já seria um lugar bem mais bonito para se viver!
Evoé Poeta!

GOIABA-SAPOTI

Goiaba madura
atrai pintassilgos

sapoti noturno
atrai morcegos

 tua boca vermelha,
molhada de centelha

atrai meu vexame
de abelhas

fominhas de beijo.


5 comentários:

Vanessa Rodrigues disse...

Rapá você sabe mesmo marejar os ôio da gente.

Conhecia a história dos bóttons, mas não sabia que eles eram tão artesanais.

Avisa pra Eud que quando ele lançar um livro estarei na fila de espera da sessão de autógrafos.

Parabéns a todos os poetas de Nova Iguaçu por saciarem um pouco a fome do mundo com saborosas poesias!!!

silvana disse...

Valeu, Cézar!! O Eud é isso aí mesmo que você falou. O que penso, é que ele é um ser iluminado.
Beijin

Denise disse...

Estou dentro da campanha
“ Queremos um livro Eud Pestana!”
Lindo texto Cézar!!

Cláudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudia disse...

Cezar,

Kd Eud Pestana e Ana Cajueiro, que nunca mais vi por aqui?