sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

LADRÃO DE ALMAS - Odervan Santiago

Assim como em seus contos, sempre muito esperados nas nossas leituras dos EnContos, Odervan Santiago recheia seu primeiro livro com vários personagens. E todos com uma profundidade oculta que nos deixa durante todo o livro com aquela sensação de que mais alguma coisa será revelada deste ou daquele personagem. Aliás este gostinho de quero mais é um dos méritos do livro Ladrão de Almas.

A leitura é tranqüila e por vezes parece que nada irá acontecer, mas ainda assim você não consegue parar de ler seus curtos capítulos que trafegam brilhantemente em flashsback, no presente e em textos escritos pelo personagem. Consegui várias vezes ler o livro como um filme. Um thriller costurado numa trama por vezes hermética por vezes clara como um dia comum na vida de qualquer um.

A história gira em torno de um fiscal do governo, que diante de sua vida entediante começa a viajar nas outras pessoas. Costumo muito fazer esta brincadeira em bares (quando estou só) e em filas de banco. Escolher alguém e começar a imaginar quem é ela, onde mora, o que faz, como é sua família, etc e tal. Só que no caso do personagem de Ladrão de Almas, isso se torna uma fixação que o leva a situações inusitadas, narradas por ele mesmo anos depois – agora um escritor já famoso – para seu último livro que só poderá ser publicado após a sua morte.

Odervan consegue nos prender do início ao fim com tiradas bem humoradas, filosóficas, um “Q” de existencialismo e um andamento hora arrastado, hora hardcore.

É um livro para se ler mais de uma vez. Na segunda vez, muitos detalhes que passaram despercebidos na primeira leitura se tornam mais nítidos e você suspira: “Porra, tava ali...”

Gostei bastante de Ladrão de Almas, acho que dá um grande roteiro para cinema (se liga Marton Olympio, se liga Thiago Guerra). E gostaria muito de ler também Cegueira Súbita, livro fictício do personagem, mas que me pareceu bastante interessante. Que venham mais, Odervan Santiago!

Você acha o livro Ladrão de Almas de Odervan Santiago aqui: http://www.travessa.com.br/Busca.aspx?d=1&cta=1&tq=ladrao+de+almas

3 comentários:

Denise disse...

:)

Marton Olympio disse...

Ligado. Esperando comprar o meu numa nova noite de autografos. rs

Angela Nobre disse...

Deu vontade de ler...