terça-feira, 17 de maio de 2011

De Alguns Poetas da Terra da Laranja – TIGÚ GUIMARÃES

Tigú Guimarães mora em Madrid na Espanha e quando não está lá, está em Santo Domingo na República Dominicana. Suas passagens pelo Brasil são sempre muito corridas e concorridas, mas aproveitadas saborosamente. E numa dessas visitas a sua cidade natal me contou que queria fazer um filme sobre os poetas de lá, Nova Iguaçu.

Bacana. Ele marcou às 9h de um sábado no Bar Raízes para pegar os depoimentos e tal. Eu bebi como um beduíno que encontra um oásis na sexta-feira. No sábado estava estragadaço, quando o telefone tocou ao meio-dia: “Porra Cézar Ray, só falta você e amanhã vou para Madrid”. Não podia deixar de ir, mesmo com uma ressaca godzilla.

Cheguei lá com o sol a pino. Tigú me colocou o microfone de lapela. Explicou-me como seria minha participação: “Vou te fazer umas perguntas e você responde, só isso”. Beleza. Quantas vezes já contei a história do Desmaio Públiko. Ou de como comecei a escrever. Pobre Cézar Ray. Quando Tigu disse: “Ação!”, já deu um frio na espinha. Aí ele me manda a primeira pergunta: “Por que Poesia?”

Fudeu.

Até hoje ele diz que eu amarelei. E foi verdade. Não sei porque, se o sol agressivo, a ressaca medonha, o nervosismo imprevisível, me roubaram as palavras e minha participação do filme é pífia, curtinha e nervosa. Mas não tira o brilho do filme que traz maravilhosamente Liriam Tabosa, Sil, Moduan Matus e Naldo Calazans. E ainda é permeada com poemas de Alcides Eloy, Jorge Cardozo, Reginaldo Bastos, Ivone Landim entre outros.

Com uma edição dinâmica e tomadas em movimentos milagrosos, o filme não dá descanso ao expectador. É poesia e poesia e poesia e poesia. Uma metralhadora incessante na mente, nos ouvidos, nos olhos e nos corações de quem assiste. Faz também uma homenagem a três poetas que haviam falecido: Soneca, Samaral e Lobo. Eu tirei um zero como personagem, mas Tigú Guimarães e meus amigos poetas mereceram um dez! Um 10+!!

5 comentários:

Vanessa Rodrigues disse...

adorável..

já ouviu falar de Boquim?

=P

Vanessa Rodrigues disse...

"Como um quadro belo na parede.."

Zaray disse...

VanZim o que é Boquim?

Denise disse...

Que pergunta difícil pra se responder de supetão e de ressaca!!
Rsrrsrsr...
Já tinha visto o vídeo antes...ficou massa.

BiOn! disse...

como faço pra conseguir uma cópia desse filme e brindar o público do Buraco do Getúlio com uma adorável exibição?