quinta-feira, 5 de maio de 2011

ENCONTRO DE POETAS & AFINS

Longe de comparações, pois os tempos não são os mesmos de um período que conhecemos de efervescência do “Desmaio Públiko” ou dos “Encontros com a Poesia”, que aconteciam na cidade, a chama continua acesa, e isto é o que importa agora, por que é aí que entra, também, o novo!

Na noite do Encontro de Poetas & Afins (28/4), comandada por Moduan Matus, rolaram ao mesmo tempo em pontos de dentro e fora de Nova Iguaçu outras comemorações, o que talvez tenha diminuído, em quantidade, o público presente. Mas, só em quantidade!!!! Porque a qualidade de nossos poetas é incontestável!!!!

Lá estiveram (direto da Penha) Ana Cajueiro e Eud Pestana, este um dos pais do D.P.; JR Blue; Marlos Degani; Pedro Bigorrilho de Borgonha; Jorge Rocha (de Mesquita); Ivone Landim; Marília; Sérgio-SalleS-oigerS e sua turma (de Bel); Arnoldo Pimentel; Jorge Medeiros e, chegando no final, Márcio Rufino e Josy Lozada (vindos do ensaio da peça “O Inspetor Geral”); e tantos outros conhecidos e afins, como Fábio Branco, Filipack, Daniel Guerra, Almir Silvícola e Silvana Amaro (de passagem), Luciana e Lafayette Suzano (contista participante dos EnContos).

Todos recebemos um grupo novo, dirigido por Cida Matos (uma das “Mulheres de Jorge”), a Cia Teatral da Melhor Idade, com o vídeo da apresentação que eles fizeram no Teatro Procópio Ferreira, em 2010, intitulado “Pedacinhos de Mario Quintana”. Nada mal para se começar a noite, não?! Enfim, foi muito bom!!!

Muito bom “trocar figurinhas” com os amigos; saber um do outro e a Poesia se fazer presente nos energizando. Foi apresentado o Jornal Plástico Bolha para quem quiser participar de novas edições e teve distribuição dos fanzines “Pó de Poesia”, “Aprisco Literário” e “Gambiarra Profana” e porque não dizer, crias do fanzine Desmaio Públiko. Prova e garantia de que, certamente, a Poesia vai unindo gerações, fortalecendo amizades e prometendo novas formas de encontros, pois “tudo vale a pena, se a alma não é pequena”, não é mesmo?!

Está feito, então, o convite: toda última quinta-feira do mês, a partir das 19 horas, ocuparemos o Espaço Cultural Sylvio Monteiro, com o Encontro de Poetas & Afins.

E aí Poeta, tá a fim?!

Sil

Sil é poeta iguaçuana, contista, designer, mãe de Marília e do livro de poemas Miscelâneas de 2006


VIVA A POESIA!

Há algum tempo atrás, bateu uma saudade grande de ver circulando o nosso bom e “velho” DESMAIO PÚBLIKO. Publicação, que como já disse várias vezes, pelo meu ponto de vista, sempre foi movida pelo TESÃO. Pensando em despertar este Tesão adormecido no nosso principal editor, criei um fórum na comunidade do Desmaio Públiko chamado FANZINE VIRTUAL, onde qualquer poeta da comunidade pode entrar e postar seu poema, como se estivesse entregando um “guardanapo rabiscado” ao querido Zaray, para ser publikado no Desmaio. Como fazíamos antigamente. A idéia do fórum vingou. Contando com a primeira edição, que sumiu misteriosamente, foram postados aproximadamente 1000 poemas em dois anos. Confesso que uso o Fanzine Virtual, da mesma maneira que usava os guardanapos dos bares, escrevendo sem pensar aquilo que me vem em mente.

Na última quinta feira (28/04) fiz o mesmo. Depois de passar a tarde inteira redigindo textos para apresentação de um projeto, fui lá no Fanzine Virtual e fiz uma postagenzinha básica. Depois fui a minha caixa postal e vi o recado do Moduan sobre o ENCONTRO DE POETAS que estava rolando na Casa de Cultura. “Putz, já ia me esquecendo”! Fechei tudo e fui pra lá!

A casa estava escura, olhando da rua. A porta principal fechada, o pátio dos fundos vazio, parecia que não tinha nada rolando. Mas entrei assim mesmo e encontrei a turma toda no corredor lateral da entrada do Teatro. Moduan se justificando, pedindo desculpas pelo “mau jeito”, pois o dia estava nublado e com medo da chuva atrapalhar montou tudo ali mesmo! Como se agente ligasse pra isso!

Encontrei de cara o Marlinhos com uma beer na mão, que já foi me oferecendo um copito e que obviamente não recusei. Comecei a passar os olhos e vi Ivone Landim, Lafaiete Suzano e Luciana, Sil e a pequena Marília (07 anos de poesia), Filipak se despedindo, Daniel Guerra que saiu logo em seguida, Vavá e Ana, Silvia Regina, Cida do Carmo e Tia Fernanda... E mais uma galera. A casa tava cheia!! Muito bom! Tudo muito “comportado”, todo mundo sentadinho em volta do microfone, um pouco diferente dos Antigos ENCONTROS COM A POESIA, que o Modú e todos nós organizávamos. Aliás ENCONTRO DE POETAS fica parecendo reunião para eleger síndico, prefiro ENCONTRO COM A POESIA, pois foi exatamente isso o que encontrei lá. A Poesia! Fiquei vendo o quanto precisamos disto, o quanto é bom este encontro. Marlinho foi logo dizendo: “Pô, isso tem que ser uma vez por mês”!! Também concordo: Uma vez por mês!!

Não pude ficar muito tempo, tinha que partir, mas a vontade era de ficar “pra sempre”!

Tava bonito, Vavá (Eud Pestana) como sempre mandando bonito e encantando o públiko!!! Todos muito atentos, microfone aberto, tempo liberado. Mandei o Poema que acabara de postar no Fanzine Virtual, chamei Marlinhos, que chamou Moduan. A pequena Marília falou como gente grande. Tinha um Poeta, que não conheço, que preferiu se abster do microfone, mandou “na lata”. Gosto disso. Enfim: fiquei feliz pra caramba! Precisamos deste exercício, espaço para novos talentos, apresentação de trabalhos, de descobertas, de bate papo, conversa fiada, de TESÃO !!!!

VIVA A POESIA!!! TODO DIA, NA CALÇADA DA TUA TIA!!!

JR. Blue

JR Blue ou Jr. Júnior é poeta, arquiteto, integrante do obscuro grupo de declamadores Decúbito Dorsal e ainda este ano lança seu primeiro livro PENTE FINO.


FOGUEIRA

Tempo vai; tempo vem. E nessa brincadeira lá se vão quase 20 anos que pertenço à seara da poesia. Tudo começou com o Desmaio Públiko. Muitas coisas aconteceram: saraus, projetos, apresentações e que tais. De certa forma, declamar poemas que escrevi (ou não) passou a fazer parte da minha vida. Sou um cabra sortudo...

Na semana passada, depois de muito tempo, fui convidado pelo Moduan para participar de um encontro com poetas: um microfone, uma roda de amigos e muita poesia. E algo estranho aconteceu quando entrava no Espaço Cultural Sylvio Monteiro naquele dia. Sabe aquela sensação que se tem quando nos aproximamos de uma grande fogueira? Foi esta mesma que senti e que invadiu as minhas entranhas. A fogueira do poema aquecendo o corpo e vencendo o frio da alma.

Percebi imediatamente como faz falta esse tipo de reunião. Uma onde ninguém precisa provar nada para ninguém. Só a poesia importa.
Vida longa à iniciativa. E que muitas outras aconteçam.

Marlos Degani

Marlos Degani é poeta! Definivamente Poeta. Sangue da Palavra é seu primeiro livro (poemas), Até Agora é seu primeiro CD (poemas lidos) e muita coisa ainda vem por aí.

As Fotos: 1) Cartaz convite do Envento, 2) Marília 07 anos de Poesia, 3) Jr. Blue, 4) Marlos Degani.

2 comentários:

Vanessa Rodrigues disse...

Bom, espero poder sintetizar com saborosas palavras na minha monografia esse "tesão" que o Desmaio despertou (e ainda desperta) no coração desses poetas..

VanSan, tiete do Desmaio Público
=P

Marcio Rufino disse...

Querido Cezar .Adorei esse teu espaço. Prometo voltar com mais calma. Bjs!!!