sábado, 27 de outubro de 2012

DMV Emprestado: Até Agora - Marlos Degani – 1992 – 2008

Como o colunista Marlos Degani não escreveu nada para este número do Zarayland, ouso aqui resenhar seu disco de poemas, usando sua própria coluna para dissecá-lo. Por isso o DMV desta edição versa sobre uma produção audaciosa do poeta, ao lado do produtor “faz tudo” Marcelo Peregrino, de seu disco de poemas “Até Agora – Marlos Degani – 1992/2008”.

Juro que nunca concordei com a feitura desse disco. Sempre achei precipitado para um poeta que havia lançado apenas um livro de poemas. Nunca me agradaram, também, discos de poemas declamados. Esta idéia acrescida da decisão incisiva de Marlos em não ter qualquer adereço aos poemas (ruidinhos, fundos musicais ou qualquer outra coisa que decorasse sua voz lendo os poemas) me deixou ainda mais cabreiro!

Mas o disco é um registro histórico único, que hoje acho, deveria ser repetido por todos os poetas. Não pelo apressado produto, mas por vê-lo como um registro importante da poesia nacional. Pois bem, vejam porque:

O disco cobre todos os poemas (editáveis) do poeta, registrado por sua própria voz, dando as ênfases corretas aos seus versos, respeitando vírgulas e respirações, ainda que em vários poemas se perceba nitidamente a mudança da pronúncia devido ao consumo incessante de Sagatiba.

Aliás este detalhe torna a obra mais interessante. São 39 faixas com mais ou menos três poemas cada. Coisa para caralho. Mas vi com esses olhos que a terra rejeitará, a poeta Vanessa Santana ouvir no fone de ouvido e chorar de emoção com seus versos!!! Não indico a ninguém que ouça o disco de uma vez, é hercúleo ouvi-lo sem acompanhar os desenhos dos versos no papel, mas ouçam como pequenas doses de destilados. Tome uma dose aqui e outra ali. E aí cai muito bem.

O disco tem supra-importância quando penso em escolas e em quem queira passear por sua obra. É uma ótima forma de fazer alunos cada vez mais preguiçosos com a leitura, se apaixonar pelo mundo mágico da poesia. Ouvir os versos de Degani é um prêmio. Eu já ouvi esses disco inteiro umas 5 vezes. E isso é o maior elogio que ele pode receber de mim. Mas é claro, que eu sou muito suspeito. Faço parte da vida deste poeta e ele faz parte da minha vida como o H2 faz com O e vira água. Somos irmãos. E fiz a capa do disco. Um rabisco na mesa de um bar, só para questionar a caricatura que outro colega fez dele, e na hora ele proclamou em alto e bom som: “Era isso que eu queria!!”

E me orgulho muito desse momento!

As últimas 11 faixas são na verdade uma entrevista feita por vários amigos que enviaram suas questões ao vate, que respondeu uma a uma, as vezes com total intensidade, as vezes com total embriaguez.

O disco virou um DMV (Discos de Minha Vida) por se tratar de um disco de pau duro, cheio de tesão, honesto para caralho e porque são poemas essenciais na vida de qualquer um que goste de poesia e da visceralidade de versos soconolho. Ouça, critique, elogie, viste a página do poeta, mas nunca passe impune!

O poeta está no Blog
O poeta está no My Space
O poeta está no YouTube
http://www.youtube.com (digitar Marlos Degani)
O poeta está na página do Desmaio Públiko do Orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=3247729
O poeta está no
Baixada Fácil http://www.blogger.com/goog_1741428297
O poeta está no Twitter @MarlosDegani

Um comentário:

MARLOS DEGANI disse...

Porra Cézar,

Acabei de chegar da apresentação do Poema de Mesa no Donana e tive a surpresa explosiva desta tua resenha mágica e... Ducaraio.

Porra, obrigado pelas palavras, obrigado pela surpresa esfuziante. Estou emocionado duplamente.

Pode deixar, não faltará DMV para os próximos...

Um abraço e um beijo de amizade, carinho, consideração e amor eterno,

seu

Marlos Degani