quinta-feira, 31 de março de 2011

O Vôo do Desmaio Públiko


É um privilégio estar acompanhando o Movimento Desmaio Públiko desde a sua primeira publicação em fanzine, editado pelos poetas Cezar Ray e Eud Pestana, em dezembro de 1991.

A região, Nova Iguaçu, (na) Baixada Fluminense, (do) Estado do Rio de Janeiro, tinha essa carência, a de algo aglutinador de poetas, devido a uma vasta produção, que, sem um veículo próprio, poderia pegar uma estrada sem volta, sem bifurcações e sem atalhos.

Em certa ocasião os números do zine saiam quase semanais. Era uma avidez! Todos queriam ler e publicar. Notava-se um visível aumento da produção literária e certo reconhecimento aos poetas participantes. Sendo que o intercambio com a capital do Estado e de outros municípios também aumentou, passando a outros Estados e a todos os poetas, de todas as épocas no mundo, editados em língua portuguesa.

Após constatar (1996), que mais de 120 poetas da Baixada Fluminense haviam sido publicados no Fanzine, selecionei-os em um livro: Anos 90 – Poetas na Baixada (Fluminense), Uma coletânea do Fanzine Desmaio Públiko, em tiragem de 1.000 exemplares, lançado em 1997, já esgotado.

Mas o Desmaio não é só isso! Ele é um movimento, pois: aglutinador, zine, reprodutor, performático, projeto de apresentações (que envolve poesia, música, artes plásticas, teatro, dança e artesanato), intercambio e mídia virtual. Começou também a dar filhotes!

Em 2002 saiu a Revista Comemorativa de 10 anos de fazimentos do Desmaio, totalmente patrocinada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura local.

O nome da cidade já está em incontáveis partes do universo literário com o selo do Desmaio.

Hodierno o Desmaio, mais disseminado, continua tirando coisas dos casulos. Coisas belas, que na imaginação criam asas e sustentam a terra um pouco mais leve no espaço e, também, no tempo.

Caros, o Desmaio Públiko quer fazer mais história!


Moduan Matus, abril de 2010. Com uns 14 livros publicados, mais uns tantos prontos esperando ser publicados e não sei mais quantos na caixola, Moduan é poeta referência na Baixada. Fundador do Jornal Teia (com Edu Cavalcanti e Adalberto Cantalice), do Grupo Caco de Vidro, me influenciou diretamente para criação do Desmaio Públiko. Foi dono do Raízes (que falei na edição passada) e é pai da Thalyta, da Nicole e da Marília. Sou fã deste cara.

2 comentários:

Arte e Cultura Popular disse...

Desculpe-me mais a leitura ficou um tanto conturbada não sei se por motivo razão ou circunstância de já estar cansado pois uso óculos neste momento e detesto mais felizmente conheço bem a história e felizmente faço parte dela mais enfim estou adorando o blog e por coincidência descobri que tenho um blog por terminar, mais vou agir para deixa-lo funcional, beijo zaray.

silvana disse...

Tenho prazer e orgulho em fazer parte desta história!!!