quarta-feira, 1 de junho de 2011

OFICINA BRENNAND

Quem já veio me visitar em Recife com calma sabe muito bem de um lugar que não deixo ninguém sair sem conhecer. A Oficina Brennand. Para mim, um dos lugares mais fascinantes do mundo. Para chegar lá, já é uma viagem. Uma estradinha de terra dentro da mata atlântica no bairro da Várzea a beira do Capibaribe.

A Oficina é uma obra viva de Francisco Brennand – não é difícil encontrá-lo caminhando pelos seus pátios. A olaria São João, herdada de seu pai, foi transformada em museu, centro cultural, instalação, ateliê, auto-retrato, cartão postal, ponto turístico, é viva e mutante e a cada visita (e foram muitas) tem sempre algo diferente. O que não muda é a magia do lugar.

A obra de Brennand é diversa. Do mitológico ao dia-a-dia, do sacro ao erotismo, de paisagens ao cubismo. Escultura, literatura, pintura, gravura e ovos. Muitos ovos. Muitos falos e conas. Serpentes e Deuses.

Um lugar incomparável, não só em Pernambuco como no planeta. Quando entro lá sou transportado para um mundo, hora abissal, sombrio e até claustrofóbico. Hora ensolarado, florido e arejado. Não me canso de ser surpreendido por seus encantos.

Levei Diva, Luisa (minhas filhas) e Josi Lozada (minha ex) para conhecer. Elas estavam completamente absorvidas pelas obras quando de repente eu vejo o mestre. Fui até ele que se mostrou muito gentil e simpático, apresentei minhas filhas e tal. Antes de me despedir ele ainda me deu o toque: “Não vai fotografar?”. Não queria incomodar.

Se você é de Recife e não conhece, tá esperando o que? Se você é de fora e vier até aqui, precisa conhecer. E se for por falta de companhia, me chame que vou de novo e de novo de novo...

Oficina Brennand
Propriedade Santos Cosme e Damião
Várzea - Recife

3 comentários:

Denise disse...

Você já foi a Oficina Brennand?
kkkk

Zaray disse...

Uma das primeiras vezes foi com você, amor. O que tornou tudo mais belo ainda!

Denise disse...

S2
Pra mim também
S2