terça-feira, 7 de junho de 2011

E SEGUE O ENTERRO... DOS OSSOS, OU CADÊ DENISE?

Ela achava que os dias próximos à festa eram recheados de ansiedade. Tudo em função dos preparativos para não faltar nada e bem servir a todos. É aluguel de mesas, de som, contratação de fotógrafos, distribuição de convites, e... por qualquer coisa (ela sendo a caçula), desenhou um sol num pedaço de chão, segundo tradição popular, que é para o tempo firmar. Pronto! É só esperar os convidados!

Todos se divertem. Comida e bebida, à vontade. Flashes e sorrisos. “Ufa, está tudo dando certo!”, ela pensou, e sorveu seu drink de um só gole. Já esticou a mão à bandeja que passava e outro gole e mais outro. Agora estava leve. A correria valeu à pena.

Lá pelas tantas, percebem sua ausência. Procuram-na por toda a casa. “Na certa, uma surpresa ela está aprontando. Ela nunca dá ponto sem nó”, disse alguém, relembrando outras ocasiões em que ela surpreendera. E ficaram todos na expectativa. Sem dar conta de que ela de fato sumira, aguardavam sua aparição. Talvez, esfuziante, ou quem sabe num número de dança, ou alguma revelação qualquer, até que aos poucos, a festa foi acabando, não sem terem aproveitado bastante, e ficando a pergunta solta no ar: - Cadê Denise?

O dia clareou e o sol esbanjou seus reflexos por toda parte, dando uma revigorada no tom de abandono da casa e de suas taças e porcelanas esvaziadas, porém cheias dos rastros da noite anterior. Do nada, Denise perambulou por entre os poucos convidados que, literalmente, caíram pela sala e pelo jardim, órfãos de sua anfitriã. Naturalmente, os ressaqueados, sonolentos e fiéis amigos que ficaram, ouviram dela o seguinte decreto: “E, segue o enterro... dos ossos!”.

A continuidade da festa foi boa, ainda mais sem o peso de nenhuma responsabilidade. Mas, até hoje (as hipóteses são várias) não sabem de onde ela ressurgiu.

Sil
30 de abril de 2011

Sil, iguaçuana salvadorenha, é uma das cabeças do EnContos em Nova Iguaçu e desta vez, aproveitou os dois temas o de lá (Nova Iguaçu - "Segue o Enterro") e o de cá (Recife - "Cadê Denise?") e fez um só conto. Muito bom!

2 comentários:

Denise disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Denise disse...

Foi esperta!
Dois temas um conto só!!