quarta-feira, 1 de junho de 2011

MEU POVO: MODUAN MATUS

Moduan Matus é história e memória. E tem tanta coisa para falar sobre este poeta que é tarefa hercúlea saber por onde começar. Vamos pelo começo.

Certa feita ia eu para o trabalho, ainda cedo, muito cedo. Lojas fechadas. Se não era inverno, é assim que me lembro. Frio. Encolhimento. Ano, 91. Desci do Brasinha (empresa de ônibus) e fui andando em direção ao Calçadão. Tinha 20 anos. E mil idéias na cabeça. Mas achava tudo, muito parado na cidade dormitório. Não conhecia ninguém, não sabia de nada que a fizesse despertar!

Quando pisei no Calçadão, vi alguns transeuntes sonolentos parados em frente a Lubene, lendo alguma coisa nas portas de ferro da loja ainda fechada. Curioso fui ler também. Era um poema. Escrito a giz de colégio. Duas frases apenas: “O TRABALHO ENOBRECE O HOMEM / PARA O QUAL ESTAMOS TRABALHANDO – MODUAN MATUS (CACO DE VIDRO)”.

Assim foi meu primeiro contato com a poesia iguaçuana. Com aquilo no coco, confuso, animado como quando ouvi uma banda punk pela primeira vez, pensando: o que é isso??? Surpreendi-me novamente entrando na Travessa Rosinda Martins. Mais poemas, mais poetas decoravam as portas das lojas. Era o grupo Caco de Vidro. Capitaneado por Moduan Matus e composto por Dejair Esteves, Idicampos, J.A. Lima e André Alasf. Era quase um sonho acordado.

Foi a partir desta informção que me empolguei meses depois para criar o Desmaio Públiko.

Acompanhei de longe a movimentação do Caco de Vidro. Vi algumas apresentações. Observava sempre anônimo Moduan Matus e a trupe com olhar de fã platônico. Eu e Eud Pestana queríamos muito conhecer o poeta, mas nossa timidez não nos permitia. Até um dia, no Daniels Bar, com a desculpa de mostrar alguns poemas do Pestana, falei com Moduan pela primeira vez. Trêmulo como quem encontra seu ídolo saí de lá sorrindo e emocionado.

Meses depois com o lançamento do Desmaio Públiko consolidamos de vez esta amizade que este ano já faz 20 anos.

Com Moduan criei o projeto COBAIA para lançamento de livros alternativos (Poemas de Fim de Milênio, Os Fios Estão em Todas as Partes – Moduan Matus; Ad Nutum – Marlos Degani, Presente – Alcides Eloy e Poemas Sujos de Um Velho – Lobo foram os títulos lançados), organizamos Encontros com a Poesia, Roda de Leituras, SPI (Sociedade dos Poetas Íntimos) entre outras empreitadas culturais. Passamos a nos ver quase todas as noites, onde tive o privilégio de ouvir as histórias sobre minha querida cidade, movimentos políticos e culturais que aconteciam quando eu ainda era semente.

Moduan me enriqueceu com informações, idéias, tesões, visões e sobretudo com muita poesia. Tive a honra de ajudá-lo e incentivá-lo a lançar seu livro VERMELHO (o seu primeiro feito em gráfica de fato) e acompanhar todo o processo, além de fazer a capa e escrever um dos prefácios.

Possui o maior acervo literário de títulos lançados por autores de Nova Iguaçu. É o maior colecionador do fanzine Desmaio Públiko, creio eu, o único que possui todas as edições! Dá até raiva!!!

Moduan Matus é referência na literatura e na cultura iguaçuana. Moduan é referência em minha vida e em muitas das coisas que faço. E para ele eu faço reverência!

Livros de Poemas:
1980 – “Poemas Concretos”, em parceria com Dejair Esteves.
1981 – “Pedacinhos de substâncias essenciais a vida", em parceria com Dejair Esteves
1982 – “Poesia Baixadense”
1983 – “Chama amar te amar” – Poesia mulher.
1992 – “Lirian Tabosa versus Moduan Matus.
1992 – “Poemas de final de milênio”
1994 – “Os fios estão em todas as partes”
1996 – “Vermelho: um século de poesia”,
2004 – “Acepões do amor”
2008 – “Aforismos afloram”
2008 – “Signos – Poemas instalações”
2011 – “Quintais Tropicais – Livro de Hai-kais” (pronto para lançar)
2011 – “A Pá Lavra – Poemas visuais” (pronto para lançar)

Livros de contos e/ou crônicas
2000 – “Um olhar pelas janelas da Baixada Fluminense”
2006 – “As margaridas estão cada vez mais raras”.

4 comentários:

sil e disse...

Fidus, muito obrigado.
Fico lisonjeado de ter influenciado positivamente tua vida literária!

Moduan Matus

BLOGG DO SYLVIO NETO disse...

Acordada Estava a Esperar O povo Todo...A Letra E o Novo...

Viva Moduan
Viva Sil
Viva Ray
Viva a Poesia e TODOS os Poetas
Um Beijo Especial Para Marlos
Loas Para Liriam
Flores para Eud
Pinheiros Para Alcides Eloy
Beira Para Eira

sn

Denise disse...

Bonito texto!
Gostaria de saber mais sobre o SPI.

Bjs

Anderson Leite Lima disse...

Olha aí, história incrível.
Mas, diria, "O destino uniu dois gênios da cultura Iguaçuana".
Cara, vejo hoje a cultura de Nova Iguaçu num jazigo sem identificação.(infelizmente)
Cade nossos poetas, nossas músicas, nossos projetos? Caco de Vidro e Desmaio Publiko deveriam ser projetos para as secretarias de educação e cultura da cidade.

Parabéns amigos pelo seu Blog, honra-me muito ser seu AMIGO.
Sinceros e Fraternos abraços.
Anderson Leite Lima (o forró)